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Leia atentamente o REGULAMENTO, antes de finalizar a sua inscrição!

Informações Gerais

EDITAL - Nº 001/2024

A Empresa Creative Ideias promoverá o 3º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE AUTISMOS, que será realizado nos dias 27 a 28 de setembro de 2024, com o objetivo de estimular o diálogo e promover a divulgação de conhecimento sobre o Transtorno do Espectro do Autismo e seus desafios, proporcionando à comunidade acadêmica um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos científicos e aos cidadãos, palestras informativas sobre o tema.  


O evento contará com painel de abertura, palestras e apresentação de trabalhos de pesquisas em suas mais variadas formas, sejam  de iniciação científica, mestrado e doutorado ou projetos de extensão social, e de profissionais que desenvolvam atividades relacionadas à temática central do evento contemplando temas (rol exemplificativo) Integração Sensorial; Mediação Escolar; Práticas Educacionais Inclusivas; Neurodesenvolvimento; Musicoterapia; Práticas Fonoaudiológicas; Comunicação Alternativa; Produção de Material Adaptado;. Análise do Comportamento Aplicada (ABA); Psicomotricidade; Brincar; Intervenções Psicopedagógicas; DIR/Floortime; Psicologia; Terapia Ocupacional. Serão igualmente bem-vindos trabalhos de natureza interdisciplinar que contemplem temas (rol exemplificativo) relacionados à educação inclusiva, bem como as categorias mencionadas na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Neste contexto, pesquisas que envolvam temas como “impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo” “os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais”, “a limitação no desempenho de atividades”, “restrição de participação das pessoas com deficiência”, “acessibilidade”, “desenho universal”, “tecnologia assistiva ou ajuda técnica”, “barreiras urbanísticas”, “barreiras arquitetônicas”, “barreiras nos transportes”, “barreiras nas comunicações e na informação”, “barreiras atitudinais”, “barreiras tecnológicas”, “comunicação”, “adaptações razoáveis”, “capacitismo”, “residências inclusivas”, “moradia para a vida independente da pessoa com deficiência”, “atendente pessoal”, “profissional de apoio escolar”, “acompanhante”, dentre outros relacionados à temática central do evento.
 

1. Do Congresso:
1.1. O evento será realizado de forma presencial
, assim, como as apresentações dos GTs.
 

2. Das Comissões Organizadora e Científica:
2.1. A Comissão Organizadora será composta pelos seguintes membros: Robson Santos, Thiago de Araújo, Ângela Maria Falcão, Michele Joia.
2.2- A Comissão científica será composta pelos seguintes membros.
Ms. Claudia Nunes, Ms. Michele Joia, Especialista Thiago de Araújo, Especialista Elaine Romero e Especialista Fátima Ornelas.

 

3. Dos participantes:
3.1 - Poderão submeter trabalhos professores e alunos de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) de quaisquer Instituições de Ensino Superior. No caso de graduandos, é necessária a orientação de um professor como coautor do trabalho submetido à avaliação. Profissionais das áreas que tenham aderência ao tema central deste evento também poderão submeter suas pesquisas
3.2 - Será admitida a coautoria, no máximo de (3) três coautores, indicada por ordem alfabética e com a correspondente qualificação acadêmica.  
3.3 - Será permitida a inscrição de, no máximo, 2 (dois) trabalhos na condição de autor, individual ou coletivamente, sendo permitida a participação na condição de coautor em até mais dois trabalhos além daquele(s) em que constar como autor. 

3.4 - Todos os autores e coautores devem realizar a inscrição e o pagamento, para que a participação no trabalho seja efetivada.
 

4. Do recebimento de trabalhos e inscrição:
4.1 - Os trabalhos serão submetidos no formato de Resumo Simples, Resumo Expandido ou Posters, conforme modelos no Anexo I.
4.1.1 - Na redação dos Trabalhos, recomenda-se o uso de voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. Devem ser evitados neologismos, símbolos ou contrações que não sejam de uso corrente.  
4.1.2 – RESUMO SIMPLES: Os trabalhos deverão contar com ao menos 3 laudas
4.1.3 – RESUMO EXPANDIDO: Os trabalhos deverão contar com ao menos com seis laudas, com a bibliografia incluída.
4.1.4 - Os resumos enviados deverão conter: 
a) Título em letras maiúsculas, centralizado.
b) Nome completo do(s) autor(es), Titulação e Vinculação Institucional (informações que deverão ser feitas em nota de rodapé);
c) E-mail dos autores e link para currículo na plataforma Lattes;
d) Palavras-chave escritas, em letras minúsculas (com exceção de nomes próprios) e sem qualquer formatação (negrito, itálico, sublinhado), no número máximo de 5 (cinco), separadas por ponto-vírgula.
e) O corpo do texto deverá conter tema, objetivo(s), metodologia, abordagem teórica, resultados e conclusões (admitidas conclusões parciais para trabalhos em andamento);
f) O Resumo deve ser redigido em documento no formato Word (.doc), papel A4, em fonte “Times New Roman”, Tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 linha, com a seguinte formatação de margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, lateral esquerda 3 cm, lateral direita 2 cm.
g) As citações, no corpo do resumo, deverão ser na forma indireta com o sistema AUTOR-DATA.
4.2 - Para participar, os interessados deverão proceder a inscrição no site do Congresso, e enviando seu Resumo pelo e-mail: creativeideiasadm@hotmail.com. Todos os autores deverão estar inscritos e com o pagamento confirmado até o primeiro dia do evento
4.3 - No nome do arquivo “.doc” ou “docx” enviado deverá constar o sobrenome do(s) autor(es) em letras maiúsculas e o título do resumo, devendo o mesmo ser preenchido da seguinte forma: “SOBRENOME – Título do resumo.doc” 
4.4. Ao submeter o resumo o(s) proponente(s) deverão enviar dois arquivos, sendo um deles com identificação dos autores e outro sem qualquer referência aos autores.
4.5 - Os resumos devem estar relacionados ao rol de temas relatados acima neste edital.
4.6 – Do envio de POSTERS. Os pôsters deverão ser enviados através do e-mail: creativeideiasadm@hotmail.com, no formato PDF. No nome do arquivo “.pdf” enviado deverá constar o sobrenome do(s) autor(es) em letras maiúsculas e o título do resumo, devendo o mesmo ser preenchido da seguinte forma: “SOBRENOME – Título do poster.pdf

 

5. Da avaliação dos resumos e pôsters: 
5.1 - Os trabalhos recebidos tempestivamente e de acordo com as normas deste edital serão avaliados pela comissão científica e apreciados quanto aos aspectos formais e de conteúdo, previstos no item 5 deste edital.
5.2 - A avaliação será do tipo duplo-cega (double blind peer review), na qual nem os avaliadores sabem quem é o autor nem o autor sabe quem são os avaliadores. Assim, qualquer informação de autoria detectada no texto do resumo implicará na desqualificação da submissão, o que poderá ocorrer a qualquer momento.
5.3 - Serão agrupados no máximo 10 resumos por grupo de trabalho. 
5.4 - A relação dos resumos e pôsters aprovados será publicada no dia 20 de setembro de 2024, através de e-mail.
5.5 - A seleção de Resumos e Pôster para apresentação no evento não conferem direito ao certificado de apresentação de trabalho, somente receberão o certificado aqueles autores e coautores que tiverem seus trabalhos apresentados. Todos os trabalhos aprovados receberão certificado de aprovação. 

 

6. Da apresentação dos trabalhos no dia do evento: 
6.1 - As apresentações ocorrerão no formato de comunicação oral e on-line, em data a ser definida pelos organizadores. Não será permitido divulgação de nenhum produto, serviço ou evento durante a apresentação do trabalho, caso isso ocorra, o trabalho será desclassificado. Entende-se por divulgação a disponibilização de contatos telefônicos, sites, endereços comerciais e semelhantes.
6.2 - Os trabalhos selecionados para apresentação terão tempo máximo de 10 minutos para a exposição. O não comparecimento no horário de exposição on-line implicará na obtenção apenas do Certificado de Aprovação de Trabalhos, mas não de certificação de apresentação oral. A ordem de apresentação será realizada através de sorteio, e caso nenhum dos autores compareçam no horário publicado, não haverá liberação para que ele apresente por último, tornando assim a desclassificação do trabalho
6.3 - Em caso de coautoria, será suficiente a presença de pelo menos um dos coautores no momento da apresentação.

 

7. Critérios Avaliativos dos Resumos, Pôsters e Divulgação dos Resultados
Cada trabalho será analisado pelos membros da Comissão Científica, que atribuirão notas individuais (0 a 10), de acordo com os seguintes critérios, os trabalhos não serão ranqueados, apenas aprovados ou não para o Congresso:
7.1 - Relevância, originalidade e pertinência da proposta para as discussões da temática e dos subtemas abordados no congresso; interlocução e contribuições para a área;
7.2 - Clareza e objetividade do título;
7.3 - Ortografia;
7.4 - Clareza, relevância e coerência do(s) objetivo(s);
7.5 - Metodologia adequada e coerente com objetivos;
7.6 - Discussão dos resultados e conclusão.
7.7 - Cumprimento das normas para elaboração dos resumos.

 

8 - As decisões da Comissão Científica são irrevogáveis, não cabendo recursos quanto à recusa dos trabalhos submetidos ou premiados; A divulgação dos trabalhos aprovados será exclusivamente por e-mail.
 

9 - Cabe ressaltar que a Creative Ideias ou a Comissão Científica não se responsabilizam por eventuais erros ou omissões.


10 - Premiação
Os 5 (cinco) melhores trabalhos avaliados, receberão um certificado de menção honrosa sobre o trabalho.


11 - Disposições finais: 
11.1 – Fica acertado desde já que os autores e participantes de qualquer natureza deste eventos concordam na cessão de imagem e som para fins de divulgação e marketing .
11.2 - Qualquer alteração realizada neste edital será comunicada em tempo hábil por meio publicação
11.3 - As questões não previstas neste Edital serão resolvidas pela Comissão Organizadora e as solicitações de esclarecimentos adicionais deverão ser formalizadas pelo endereço creativeideiasadm@hotmail.com.

 

Rio de Janeiro, 27 de setembro de 2024. 

ANEXO I – MODELO DO RESUMO EXPANDIDO


TÍTULO DO TRABALHO


Autor 1
Autor 2
Autor 3


Palavras-Chave: máximo de cinco separadas por ponto-vírgula.


Resumo:
Descrever seu trabalho em texto corrido, por parágrafos sem divisões e numerações de itens, com as seguintes menções no corpo do texto: objetivos, metodologia, abordagem teórica e conclusões.
O texto deve ser redigido em documento no formato Word (.doc), papel A4, em fonte “Times New Roman”, Tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 linha, com a seguinte formatação de margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, lateral esquerda 3 cm, lateral direita 2 cm.


As notas de rodapé terão fonte “Times New Roman”, Tamanho 10, espaçamento entre linhas de 1,0 linha.
Todas as citações serão indiretas devendo obedecer ao sistema autor-data.


Bibliografia:
Utilizar o sistema ABNT para a indexação das referências. Para facilitar a indexação recomenda-se o uso do site www.more.ufsc.br.

ANEXO II – GUIA PARA CRIAÇÃO DO PÔSTER ELETRÔNICO
1 - Tamanho: 110 cm de altura x 90 cm largura.
2 - Dados obrigatórios: Título, autor e sigla da sua instituição.
3 - Sugestões: Inclusão de Resumo, Palavras-Chave, etc.
4 - Será obrigatória a presença de um dos autores no horário de apresentação do pôster. 
5 - Dicas:

 

O pôster deverá ter informações referentes ao seu artigo apresentado ao congresso, contendo informações tais como: introdução, métodos e outras informações próprias de seu artigo (Estes são pontos de orientação geral e não são regras);
 

Utilize tamanho de fonte 72 como mínimo para título e fonte 28 como mínimo para conteúdo.
 

Figuras e tabelas deverão cobrir ao máximo um 50% do pôster, informando a fonte destes dados, indicar a fonte das tabelas e das figuras.
 

Apresente informações concisas e claras.


Em caso de dúvidas referentes a apresentação e do formato do pôster, por favor entre em contato conosco.
 

ATENÇÃO: O Pôster que apresentar qualquer não conformidade com as regras no dia da exibição, será desclassificado. Em caso de dúvidas referentes a apresentação e do formato do pôster, por favor entre em contato conosco.

Cronograma:


Publicação do Edital: 01 de março de 2024
Data limite para envio dos trabalhos: 3
1 de julho de 2024
Publicidade dos trabalhos aprovados para apresentação oral através de e-mail: 20 de agosto de 2024
Data de apresentação dos trabalhos: 27 e 28 de setembro de 2024, turno manhã, horários serão divulgados por e-mail.
Data de divulgação da premiação: 28 de setembro de 2024 no encerramento do Congresso.

Comissão Científica

Presidente de Honra: Rita Thompson (Mestre em Educação; Presidente da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil – Capítulo Rio de Janeiro; Membro da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro; Psicopedagoga; Psicomotricista.)

Presidente: Ms. Michele Joia (Mestre em Diversidade e Inclusão pela UFF; Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Educadora Especial, Especialista em  Autismo, Qualificada em ABA (Análise do Comportamento Aplicada).  Professora e Orientadora de Pós-Graduação. Gestora da CITV e Criar Recriar.)

Vice Presidente: Thiago de Araújo (Psicopedagogo; Brinquedista; Especialista em Ensino Lúdico; Especialista em intervenção ABA para Transtorno do Espectro Autista (TEA); Pós-graduação Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com preparatório para certificação internacional QABA; Certificado em Autismo pela Extensão da PUC Rio; Aprofundamento em Psicopedagogia e Neurociências pelo Alumni INEPPSIN - Nadia Bossa; Intervenção Psicopedagógica com Enfoque Neuropsicológico e Oficina de Jogos – Simaia Sampaio)

Comissão:

 

Ms. Claudia Nunes (Mestre em Educação (Novas Tecnologias) pela UNIRIO. Especialista em Docência do Ensino Superior; em Tecnologia Educacional; em Neurociência Pedagógica; em Psicopedagogia. Graduação em Letras UVA. Conteudista e Tutora a distância.)

Fátima Ornelas (Pedagoga de formação. Psicopedagoga Institucional e clínica, Neuropsicopedagoga. Especialização em: Informática Educativa e Psicomotricidade em andamento. Experiência em Educação em espaços não escolares, Educação especial e Educação de Jovens e Adultos.)

 

Elaine Romero (Psicóloga Clínica com experiência na área de Saúde Mental. Especialista em Psiquiatria e Psicanálise com crianças e adolescentes – UFRJ; Especialista em Neuropsicologia e Reabilitação-UCL.) 

Submissão de Trabalhos

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