Leia atentamente o REGULAMENTO, antes de finalizar a sua inscrição!

Informações Gerais

O envio dos resumos dos trabalhos, em língua portuguesa, deverá ser feito exclusivamente por e-mail. Não serão aceitas inscrições de trabalhos via correio, pen drive ou qualquer aplicativo;

Todos os trabalhos inscritos devem seguir as diretrizes. Os trabalhos que não seguirem as normas serão automaticamente desclassificados e os autores comunicados;

O autor principal (primeiro autor) deverá ser responsável pelo envio e apresentação do trabalho) tem que estar presente durante o Congresso e Premiação; e obrigatoriamente todos os autores devem realizar a inscrição e pagamento no Congresso (no momento da submissão);

 

A inscrição dos autores dos trabalhos no Congresso não garante a aprovação dos resumos enviados para apresentação;

 

A Creative Ideias ou a Comissão Científica do Congresso não serão responsáveis pelos custos de transporte e de hospedagem ou quaisquer outros custos relacionados com a apresentação dos trabalhos aprovados;

 

Todos os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica no ato da submissão e não há um ranking de avaliação, apenas se o trabalho é aceito ou não;

 

A entrega do certificado (online) está condicionada à apresentação do trabalho e a frequência no Congresso, os autores que não quitarem a taxa de inscrição do Congresso não ganham e nem serão mencionados no certificado;

 

No ato da submissão do trabalho deverá ser indicada a modalidade pretendida;

 

Os trabalhos científicos poderão ser inscritos nas seguintes modalidades:
1 - Pôster
2 - Comunicação Oral

 

Os trabalhos científicos podem apresentam pesquisas científicas, descritivas ou experimentais (pesquisas originais, ensaios clínicos, revisão sistemática da literatura e/ou relato de caso).

Sessão de Pôster

1. Os trabalhos submetidos à sessão de pôster podem ser em áreas transversais À TEMÁTICA do evento, lembrando que qualquer trabalho deve ser relacionado ao AUTISMO:

·        Integração Sensorial;

·        Mediação Escolar;

·        Práticas Educacionais Inclusivas;

·        Neurodesenvolvimento;

·        Musicoterapia;

·        Práticas Fonoaudiológicas;

·        Comunicação Alternativa;

·        Produção de Material Adaptado;.

·        Análise do Comportamento Aplicada (ABA);

·        Psicomotricidade;

·        Brincar;

·        Intervenções Psicopedagógicas;

·        DIR/Floortime;

·        Psicologia;

·        Terapia Ocupacional.

 

O envio do trabalho representa um compromisso definitivo do(s) autor(es) em garantir a originalidade do trabalho, apresentação durante o Congresso (se aceito) e permissão da sua publicação nas redes sociais e divulgação do Congresso.

Envio de trabalhos até 07/08/2020 para o e-mail projetos@creativeideias.com.br com cópia para creativeideias@hotmail.com

Resumo

 

Formato: Serão aceitos arquivos do tipo: .doc ou .docx.
 

O texto dos resumos deve ser digitado com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, alinhamento justificado, margens superior, inferior, direita e esquerda de 3 cm e tamanho do papel A4.

Cabeçalho: Na primeira linha, título do trabalho em letras maiúsculas e em negrito, espaço simples, fonte Times New Roman-12 e alinhamento centralizado; nas linhas seguintes, em espaço simples, fonte Times New Roman-12 e alinhamento à esquerda, o(s) nome(s) do(s) autor (es) com o último 10 sobrenome de cada um em negrito, seguido da sigla da(s) instituição (ões) a que se vincula(m) e endereço eletrônico. Indicar também as instituições financiadoras (se for o caso).
 

 

Resumo expandido: contendo em torno de no mínimo 6 (seis) páginas (até 6.000 palavras) excluindo bibliografia. Palavras-chave: Colocar três palavras-chave. Contato: Nome completo, filiação institucional e endereço eletrônico do autor responsável. Seleção dos trabalhos A seleção dos trabalhos inscritos levará em consideração os seguintes critérios: - relevância no âmbito do campo temático eleito; - consistência e atualização das articulações conceituais e teóricas; - existência de resultados conclusivos e sua discussão; - organização, clareza e correção formal do discurso. Corpo do Texto: o texto deve indicar claramente os objetivos, o objeto, as questões de pesquisa, a metodologia, os instrumentos e procedimentos, a discussão dos resultados, a conclusão e as referências bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT.
 

 

Os autores devem providenciar a revisão ortográfica, linguística e de normas técnicas. Os textos são de inteira responsabilidade de seus autores e serão publicados como forem enviados.

Guia para criação do pôster

1 - Tamanho: 110 cm de altura x 90 cm largura.

2 - Dados obrigatórios: Título, autor e sigla da sua instituição.

3 - Sugestões : Inclusão de Resumo, Palavras-Chave, etc.

4 - Será obrigatória a presença de um dos autores no horário de apresentação do pôster.

5 - Cabe aos apresentadores providenciarem o pôster em material adequado (lona , pvc ou similar) com corda para ser afixado.

6 - Dicas:

·         O pôster deverá ter informações referentes ao seu artigo apresentado ao congresso, contendo informações tais como: introdução, métodos e outras informações próprias de seu artigo (Estes são pontos de orientação geral e não são regras);

·         Utilize tamanho de fonte 72 como mínimo para título e fonte 28 como mínimo para conteúdo.

·         Figuras e tabelas deverão cobrir ao máximo um 50% do pôster, informando a fonte destes dados, indicar a fonte das tabelas e das figuras.

·         Apresente informações concisas e claras.

 

Em caso de dúvidas referentes a apresentação e do formato do pôster, por favor entre em contato conosco.

 

ATENÇÃO: O Pôster que apresentar qualquer não conformidade com as regras no dia da exibição, será desclassificado. Em caso de dúvidas referentes a apresentação e do formato do pôster, por favor entre em contato conosco.

Sessão de pôsteres

a) Serão selecionados até 40 trabalhos dentro das temáticas do item 1;

b) Data: 24 e 25 de agosto de 2020, o trabalho deverá ser exposto durante os dois primeiros dias do Congresso;

c) Local: Área externa do Evento;

– Os pôsteres deverão estar expostos seguindo o cronograma:

24 de agosto de 2020

montagem: 10h às 11h;

avaliação: 12h às 13h;

retirada: 20h

25 de agosto de 2020

montagem: 8h às 9h;

avaliação: 11h às 12h;

retirada: 19h

– Cada pôster deverá ser pendurado no local indicado pelo código informado na lista de trabalhos selecionados para Sessão Pôster, disponibilizado em breve através do e-mail de seleção;

– A responsabilidade pela montagem e retirada do pôster é dos autores.

d) Apresentação dos pôsteres

– O relator do trabalho deverá estar presente durante os horários de avaliação para dialogarem com o público interessado;

e) Serão emitidos certificados apenas para trabalhos expostos no período e no local determinados e cujos relatores estiverem presentes nas sessões e cumprirem os horários determinados.

f) Para apresentação dos trabalhos é necessário que todos os envolvidos estejam inscritos no Congresso. A inscrição só é válida mediante a confirmação do pagamento. Caso haja cancelamento, a mesma não será considerada uma inscrição válida, e implica automaticamente na apresentação do trabalho e na emissão e validade do certificado.

Só receberá os certificados de apresentação e premiação dos trabalhos e só será citado no livro os autores que realizarem a inscrição e a quitação do pagamento do Congresso.




Comunicação Oral

Os slides da apresentação devem ser elaborados em formato Power Point (versão 1997 a 2003) com template do Congresso e enviados por e-mail ou link de nuvem até o dia 07/08/2020. Não serão aceitos envios posteriores e nem solicitações ou envio de revisões.
 

No dia 25/09/2020, o autor principal deverá estar presente no horário da apresentação da Comunicação Oral. O não comparecimento no horário de exposição implicará na desclassificação do trabalho, pois o mesmo não terá essa fase de avaliação concluída. O autor principal deverá levar uma cópia da apresentação em pendrive ou HD externo, não será permitido a utilização de notebook.


Será reservado o tempo máximo de 10 minutos para apresentação oral, seguido de perguntas da platéia (5 minutos).
 

A ordem de apresentação será realizada através de sorteio, e caso o autor principal chegue depois do seu horário, não haverá liberação para que ele apresente por último, tornando assim a desclassificação do trabalho.
 

Não será permitido divulgação de nenhum produto, ou evento durante a apresentação do trabalho, caso isso ocorra, o trabalho será desclassificado.

Critérios Avaliativos dos Resumos e Divulgação dos Resultados

Cada trabalho será analisado pelos membros da Comissão Científica, que atribuirão notas individuais (0 a 10), de acordo com os seguintes critérios, mas os trabalhos não são ranqueados, apenas aprovados ou não para o Congresso:
 

1 - Relevância, originalidade e pertinência da proposta para as discussões da temática e dos subtemas abordados no congresso; interlocução e contribuições para a área;
2 - Clareza e objetividade do título;

3 - Ortografia;
4 - Clareza, relevância e coerência do(s) objetivo(s);
5 - Metodologia adequada e coerente com objetivos;
6 - Discussão dos resultados e conclusão.
7 - Cumprimento das normas para elaboração dos resumos.

As decisões da Comissão Científica são irrevogáveis não cabendo recursos quanto à recusa dos trabalhos submetidos ou premiados;

A divulgação dos trabalhos aprovados será divulgada, exclusivamente por e-mail.

Cabe ressaltar que a Creative Ideias ou a Comissão Científica não se responsabilizam por eventuais erros ou omissões.
 

Cronograma

Inscrição dos Trabalhos: 07/08/2020;

Avaliação dos Trabalhos: até 31/08/2020;

Envio da confirmação dos Trabalhos Selecionados: até 10/09/2020;

Apresentação dos Trabalhos: 24 e 25/09/2020 dependendo da avaliação da Comissão Científica e Avaliação dos Trabalhos.

 

Premiação

Os  5 (cinco) melhores trabalhos avaliados, serão publicados no livro "Autismos" que será editado pela Wak Editora.

ATENÇÃO: Para ser publicado no livro, os autores devem enviar conforme especificações e dentro do prazo estipulado, caso ocorra alguma não conformidade com as regras da Editora, ou com qualquer prazo de envio, o mesmo pode não ser publicado.

Comissão Científica

Presidente de Honra: Rita Thompson (Mestre em Educação; Presidente da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil – Capítulo Rio de Janeiro; Membro da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro; Psicopedagoga; Psicomotricista.)

Vice Presidente: Thiago de Araújo (Psicopedagogo; Brinquedista; Aprofundamento em Psicopedagogia e Neurociências pelo Alumni INEPPSIN - Nadia Bossa; Intervenção Psicopedagógica com Enfoque Neuropsicológico e Oficina de Jogos – Simaia Sampaio)

Comissão:

 

Claudia Nunes (Mestre em Educação (Novas Tecnologias) pela UNIRIO. Especialista em Docência do Ensino Superior; em Tecnologia Educacional; em Neurociência Pedagógica; em Psicopedagogia. Graduação em Letras UVA. Conteudista e Tutora a distância.)

 

Michele Joia (Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Educadora Especial, Especialista em  Autismo, Qualificada em ABA (Análise do Comportamento Aplicada).  Professora e Oientadora de Pós-Graduação.)

 

Andrea de Freitas (Arteterapeuta; Professora de Educação Infantil; Professora de Braille - SPLEB; Esperanto e UEFFBM; Pedagoga; Psicomotricista; Psicopedagoga; Brinquedista; Sócia Diretora do Ateliê de Pano Espaço Intergrativo; Coordenadora do Projeto Resgatando o Brincar; Associada da ABBri.)

 

Fátima Ornelas (Pedagoga de formação. Psicopedagoga Institucional e clínica, Neuropsicopedagoga. Especialização em: Informática Educativa e Psicomotricidade em andamento. Experiência em Educação em espaços não escolares, Educação especial e Educação de Jovens e Adultos.)

 

Elaine Romero (Psicóloga Clínica com experiência na área de Saúde Mental. Especialista em Psiquiatria e Psicanálise com crianças e adolescentes – UFRJ; Especialista em Neuropsicologia e Reabilitação-UCL.)