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Rosemary White - Terapeuta ocupacional desde 1972 e traz uma riqueza de experiência clínica para todos os workshops que ela ensina nos Estados Unidos e internacionalmente no Canadá, Europa, África do Sul, Uganda e Austrália. Rosemary é um verdadeiro clínico! Rosemary recebeu seu treinamento em neurodesenvolvimento em Londres com os Bobaths, seu treinamento em terapia sensorial integrativa em Los Angeles com o Dr. A Jean Ayres e seu treinamento no modelo DIRFloortime® com Stanley Greenspan e Serena Wieder, Ph.D. e a Faculdade de ICDL. 

Vitor da Fonseca - Professor catedrático aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Doutorado em Educação Especial e Reabilitação e agregado em Perturbações do Desenvolvimento Humano. Mestrado em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de Northwestern (Evanston – Chicago – Estados Unidos). Psicopedagogo. Psicomotricista. É responsável clínico ao longo de 30 anos por mais de 3.500 casos, em vários centros de observação e reeducação psicoeducacional privados. Desenvolve ações de formação há vários anos com professores, psicólogos, médicos e terapeutas no país e no estrangeiro. 

Ricardo Krause - Psiquiatra; Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Membro da Associação Americana de Psiquiatria e da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência. Atual presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi) Nacional.

Rita Thompson - Presidente do Capítulo RJ da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil; ; Membro da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil; Membro Consultora do Comitê de Saúde Escolar da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em Psicopedagogia; Coordenadora do atendimento a crianças com TEA, TDAH e Deficiência Intelectual no Instituto de Pesquisas Neuropsiquiatricas SUAV; Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - SBP, e autora de diversos artigos científicos (em livros de psicomotricidade, neuropsicologia, neuroeducação e educação).

Helena Gueiros - Formação Técnica em Integração sensorial pela SPD Foundation, módulos 1 e 2. Terapeuta DIR/Floortime Advanced provider. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2006). Pós- graduada em Psicomotricidade. Área de atuação é neuropediatria, com grande enfoque no tratamento de crianças dentro do espectro autistas e desordens correlatas. Coordenadora da pós-graduação em Desenvolvimento Infantil da Faculdade Redentor e Docente da Graduação da Faculdade Redentor. CREFITO-2: 113320-F.

Dra. Geórgia Fonseca - Médica com Residência em Pediatria e Desenvolvimento Infantil; Pós graduação em Homeopatia pelo IHB/RJ. Título de Especialista em Homeopatia; Especialização em Homeopatia nos  Distúrbios Mentais pela SOHERJ/RJ; Formação em Saúde Mental pela FIOCRUZ/RJ; Membro da Federação Brasileira de Homeopatia. Professora do Curso de Pós-Graduação em Homeopatia da FHB/RJ; Coordenadora no Ambulatório de Homeopatia em Distúrbios do Desenvolvimento Cognitivo-Motor e Aprendizado na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro; Prêmio Orgulho Autista Brasil 2005 na categoria Medicina Alternativa; Autora do primeiro trabalho mundial relacionando autismo e homeopatia com avaliação por PEP_R; Médica DAN- Especialização em Autismo pelo ARI_ Autism Research Institute / San  Diego-CA; Médica MAPS - Medical Academy of Children with Special Needs/USA; Médica CEASE - Médica Homeopata com formação em no método CEASE. Birbeck University of London/UK.

Graciela Pignatari - Bióloga com Mestrado e Doutorado em Biologia Molecular pela UNIFESP. Realizou estágio de durante o doutoramento no Mount Sinai School of Medicine em Nova York, Estados Unidos na área de Farmacologia. Atuação profissional em laboratório de pesquisa nas áreas de Biologia Celular e Molecular, Células-Tronco, Terapia Celular e Modelagem de Doenças. Em 2009 iniciou o pós-doutoramento no Projeto A Fada do dente com bolsa de Pós-doutoramento Júnior do CNPq, estando vinculada ao projeto até hoje. Em 2011, iniciou um novo projeto de pós-doutoramento com bolsa da FAPESP e ênfase em Terapia Celular utilizando células-tronco de saco vitelino para o tratamento de linfedema murino induzido o qual foi concluído em 2014. Ainda em 2014, participou da criação da ONG -Projeto A Fada do Dente-, a primeira ONG de pesquisa científica de autismo no Brasil. Ainda na FMVZ-USP foi pós-doutoranda no projeto intitulado Constituição de um Banco Nacional de Células-Tronco de Pluripotência Induzida Paciente-Específico (Autismo e Síndrome de Rett) e Professora no Programa de Pós-Graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, em nível de mestrado e doutorado. Atualmente é Professora de Metodologia do Trabalho Cientifico no curso de Especialização em Implantodontia na Universidade Cruzeiro do Sil. É co-fundadora, responsável técnica e diretora executiva da TISMOO, uma startup de biotecnologia voltada exclusivamente para o Transtorno do Espectro do Autismo e outros transtornos neurológicos de origem genética que apresentam comportamento do TEA.

Dayse Serra - Doutorado em Psicologia pela PUC-Rio (2008), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Especialização em Psicopedagogia Diferencial pela PUC-Rio (1997), Especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE (1993) e graduação em Pedagogia pela UFRJ (1990) . Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Educação Especial e Inclusiva e Psicologia I e II. Atua principalmente nos seguintes temas: autismo, inclusão, aprendizagem, família, Psicopedagogia e desenvolvimento humano.

Maurício Canton - Bacharelado Em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), graduação em Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Fundação Getúlio Vargas - Matriz (1991) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá e professor assistente da Universidade Veiga de Almeida. Ministrou diversas disciplinas em cursos de pós graduação e extensão no campo da Terapia Cognitivo Comportamental em diversas universidades. Membro fundador da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, cognição, emoção, psicoterapia e dependência química. Atualmente é sócio e diretor técnico do Centro de Psicologia Aplicada e Formação - CPAF-RJ, ministrando aulas em cursos de pós graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental e supervisionando atendimentos clínicos.

Tiago Florêncio - Psicólogo pela Universidade de Taubaté – SP (2009), com Formação em Clínica Analítico Comportamental Infantil pelo Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento (2014). É Mestrando Profissional em Análise do Comportamento Aplicada pela mesma instituição, sob orientação do professor Dr. Saulo Velasco. Foi professor de Análise Experimental do Comportamento na Faculdade Anhanguera. Foi terapeuta e supervisor no Grupo ARPA de Intervenção ABA para pessoas com TEA e outros distúrbios de desenvolvimento. Foi pesquisador colaborador do Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento. Tem experiência em Acompanhamento Terapêutico e em Clínica Analítico Comportamental. Atualmente é auxiliar de docência no curso de especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA no Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento, atua como supervisor e terapeuta ABA em casos de desenvolvimento atípico. CRP 06/99446

André Brandalise - Bacharel em Música (UFRGS, RS), Especialista em Musicoterapia (CBM-RJ), Mestre em Musicoterapia (NYU, EUA) e PhD em Musicoterapia (Temple University, EUA). Nesta última universidade foi bolsista por dois anos como professor-assistente, exercendo as funções de professor e supervisor. É um dos fundadores da AGAMUSI (Associação Gaúcha de Musicoterapia) a qual presidiu de 1999 a 2003.  Integra o conselho editorial da Revista Brasileira de Musicoterapia. Brandalise é diretor-fundador do Centro Gaúcho de Musicoterapia (vinculado ao Instituto de Criatividade e Desenvolvimento-ICD), em Porto Alegre, onde trabalha como clínico, supervisor, pesquisador e orientador com pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA), Síndrome de Down e transtornos neurológicos. É autor dos livros “Musicoterapia Músico-centrada” (2001) e “I Jornada Brasileira sobre Musicoterapia Músico-centrada” (2003). Este último como organizador. Tem sido convidado a expor seu trabalho em vários estados do Brasil, na Argentina, no Uruguai, no Chile, na Colômbia e nos Estados Unidos, publicando artigos no Brasil, nos Estados Unidos, na Argentina (Revista da ICMus) e no site norueguês “Voices” (Noruega). 

Monica Marques - Fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de janeiro; Diretora da Clínica Psyassociadas - Psicólogia e Fonaudiologia LTDA; Co-fundadora do projeto Comunique-se, voltado para crianças autistas, crianças com alterações no desenvolvimento da linguagem. Pós-Graduação em Psicomotricidade; Atualização profissional em Neuropsicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Atualização profissional em Práticas Clínicas pelo CEFAC; Docente da AVM Faculdade Integrada (UCAM).

Pamela Spanholeto - Educadora Física; Psicomotricista; Mediadora do desenvolvimento. Pós graduada em Atividade Motora Adaptada. Utiliza com base em seus atendimentos metodologia AT EASE learning model. Proprietária do Espaço de Desenvolvimento Motricità.  Onde utiliza o movimento como principal ferramenta para o desenvolvimento da criança com autismo. Experiência de 14 anos com crianças com dificuldades no desenvolvimento global. 

Daniela Tsubota - Psicóloga (CRP 06/102416) graduada pela USP, Mestre em Psicologia na área de Avaliação Neuropsicológica Infantil pelo Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Neuropsicologia pelo INESP. Colaboradora do Laboratório de Terapia Comportamental da USP (LTC-USP) e do Ambulatório de Autismo do Instituto de Psiquiatria da USP (PROTEA). Possui experiência na área de Psicologia Hospitalar, Psicoterapia Analítico-Comportamental, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Neuropsicóloga colaboradora e pesquisadora no Ambulatório do Programa de Transtornos do Espectro Autista (PROTEA-IPqHCFMUSP).

Adriana Miranda - Pedagoga; Mestre em Psicologia; Especialista em  Psicopedagoga Clínica e Institucional; Especialista em Neurociência Pedagógica; Especialista em Psicomotricidade. Professora da AVM - Neurociência; Psicopedagogia e Transtorno do Neurodesenvolvimento; e também da Universidade Salgado de Oliveira - Psicopedagogia Clínica e Institucional - EAD e Presencial.

Michele Joia - Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Cidade (2002). Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade Castelo Branco (2008), Educadora Especial, pela Universidade Barão de Mauá (2015), Especializada em Alfabetização e Letramento, pela Uniasselvi (2016). Especialista em autismo, Qualificada ABA. Atualmente é professor convidado do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA, tutor semi presencial do Centro Universitário Leonardo da Vinci, orientadora de TCC, Professora da Pós Graduação do Instituto Sinapses, psicopedagoga clínica - Clínica Integrada de Terapias do Valqueire e Criar Recriar - atuando na área de dificuldade de aprendizagem e autismo, Psicopedagoga Institucional e Educadora Especial do Sop - Jardim Escola Oficina do Saber, Centro Educacional Reino dos Pequeninos, Escola Adventista de Caxias, Colégio HAGE. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente no seguinte tema: prevenção e promoção de saúde na educação. Autora de cursos no site Buzzero.com, do livro A Inclusão de Crianças na Escola - o papel do educador diante das dificuldades de aprendizagemr - WAK Editora e de artigos no site webartigos.com. Fundadora do Blog Psicopedagogia e Prevenção. Sócia proprietária dos espaços de intervenção clínica CITV - Centro Integrado de Terapias do Valqueire e Criar Recriar - Promoção e Prevenção de saúde na educação.

Emanoele Freitas - Autora do livro "Mediador escolar – Recriando a arte de ensinar", Especialista em Transtornos do Neurodesenvolvimento;  Especialista em Neurociência SBNC n° 16.257; Formanda em Psicanálise.

Ana Paula Chacur - Gestora da Chacur & Chacur educação e diversidade, articuladora de políticas públicas a partir de suas vivências, membro do GTT (grupo técnico de trabalho) da prefeitura de Santos para implantação da CEAS (clinica escola para autistas de Santos), Ativista da Causa TEA desde 2012, residente de Santos desde 2014, Colaboradora do Grupo Acolhe Autismo Santos e TEApoio SP, mãe de Helena, 9 e Tom, 7 ambos no TEA. Formada em Edificações, Design e Paisagismo, cursado 4 anos e meio de Arquitetura e Urbanismo, hoje uma estudiosa sobre TEA em uma jornada que já duram 8 anos.

Willian Chimura - Programador, Tecnólogo pela ULBRA, Mestrando em Informática para Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Diagnosticado com Síndrome de Asperger. O tema da pesquisa é investigar como a tecnologia pode ajudar profissionais que lidam com crianças com TEA em salas de recursos.

Wilson Marx - Wilson teve seu diagnóstico com TEA na infância. Por volta dos 40 anos teve o laudo e o tratamento focados na Síndrome de Asperger e suas comorbidades. Ele fabrica bonecos de pano, escreve poesias, desenha à lápis e estuda violão e violino. Palestrante e Consultor em temas relacionados a Vivência dentro do Espectro do Autismo. Atuou na Preparação de Elenco de Personagens Autistas para o Teatro, junto o Diretor Moacyr Góes e José Wilker, bem como na preparação de atores da TV Globo como Bruna Linzmeyer, Rafael Canedo e Marcelo Serrado. Atuou como Preparador e como consultor durante as filmagens da  novela americana: "Eva la Trailera" para a TeleMundo-Miami servindo como apoio a atriz Nicole Apollônio para a personagem autista Fabíola. Ele também é administrador do Espaço Virtual "MENOS IGUAIS" abordando temas relacionados a como lidar com os desafios de conviver com o TEA.

Thiago Araújo - Especialista em Psicopedagogia pela AVM/UCAM;  Aprofundamento em Psicopedagogia e Neurociências pelo Alumni INEPPSIN - Nadia Bossa; Certificado em Autismo pela Extensão da PUC-Rio; Brinquedista formado pela Brinquedoteca do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e pela Abbri (Associação Brasileira de Brinquedoteca); Mediador Escolar pela Associação de Apoio à Pessoa Autista (AAPA) e Movimento Uniforme; Formado em Artes Cênicas pela FAETEC; Arte Educador; Voluntário da Brinquedoteca do HUPE/UERJ; Sócio Diretor da Creative Ideias.

Elaine Romero - Psicóloga Clínica com experiência na área de Saúde Mental. Especializanda em Psiquiatria e Psicanálise com crianças e adolescentes – UFRJ; Especializanda em Neuropsicologia e Reabilitação-UCL; Atende em consultório e Clínica particular; Atua com orientação a pais, familiares e educadores; Atua como psicóloga no SOP- Serviço de Orientação Psicopedagógica em escola particular, Responsável Técnica da Criar Recriar - Prevenção e Promoção de Saúde na Educação.

Michele Senra - Mestre em Música pela UFRJ, Musicoterapeuta e Especialista em Educação Musical pelo CBM-CEU. Terapeuta DIR/Floortime em Formação pelo ICDL. Certificada internacionalmente pelo protocolo de Avaliação Musicoterapêutico IMCAP-ND pelo Rebecca Center. Idealizadora do projeto cultural Concerto Azul, projeto do qual recebeu premiações  e homenagens da ALERJ (2018) e da Câmara Municipal de Vereadores (2017). Co-fundadora e atual presidente do CORA (Centro de Otimizaçãopara a Reabilitação do Autista).

Ediusa Araujo - Fonoaudióloga (UNESA); Especialista em Psicomotricidade Clínica e Educacional (IBMR); Extensão: Transtorno do Espectro Autista (PUC RJ); Extensão: Didática do Ensino Superior (PUC RJ); Diretora Geral e Responsável Técnica: CreSer - Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil.