Palestrantes

Ana Saldanha (Portugal) - Licenciada em Ensino Básico, 1º Ciclo; tem Pós- Graduação em NeuroEducação pelo Instituto de Psicologia Português do Porto e um Diploma de Estudos Avançados na área de Conhecimento da Personalidade, Avaliação e Tratamento Psicológico, através do programa de Intervenção  Psicopedagógica e Educação Especial, pela Universidade da Extremadura em Espanha, onde concluiu no seguimento um Doutoramento em Ciências da Educação – Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial.  Possuí também o curso de formadora de ABA (Applied Behabior Analysis), pela escola de Skinner na Califórnia. Foi Professora do 1º CEB e da Educação Especial. Colabora com diversas Instituições do Ensino Superior nos cursos de Educação Especial, domínio Cognitivo-Motor e da Intervenção Precoce, onde é coordenadora científica, e nos cursos de formação de professores e educadores de infância. Também participa em diversas instituições na presidência/ arguição e orientação de teses de Mestrado e Doutoramento. Membro do Grupo de Investigação GRESPE (Grupo de Estrés Laboral, Psicopatologías y Bienestar Emocional) e i`ACT (Inclusão e Acessibilidade em Ação), onde é Membro fundador efetivo. É autora de alguns livros e artigos científicos nacionais e internacionais. Atualmente é Coordenadora Geral de um projeto de Cooperação Bilateral entre Portugal em Angola na área da Educação.

Mônica Zilbovicius (França) - Diretora do laboratório de pesquisa do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (INSERM) no Hospital Necker, em Paris. Graduada em Medicina pela Usp, mestre Neurobiologia e Psicopatologia dos Comportamentos pela Université VI, doutora em Ciências da Vida pela mesma instituição e em Medicina pela Usp. É livre docente pela Universidade Paris VI.

Rita Thompson - Presidente do Capítulo RJ da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil; Membro da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil; Membro Consultora do Comitê de Saúde Escolar da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em Psicopedagogia; Coordenadora do atendimento a crianças com TEA, TDAH e Deficiência Intelectual no Instituto de Pesquisas Neuropsiquiatricas SUAV; Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - SBP, e autora de diversos artigos científicos (em livros de psicomotricidade, neuropsicologia, neuroeducação e educação).

Ekaterini Goudouris - Médica, especialista em Pediatria e em Alergia e Imunologia Clínica, é Professora Adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ. Tem Mestrado em Pediatria pela UFRJ e Doutorado em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES-UFRJ. É Docente Permanente do Mestrado em Saúde Materno-Infantil do IPPMG/UFRJ e responsável pela disciplina de Treinamento Didático deste programa. Atua, desde 1995, diretamente no atendimento de pacientes com Imunodeficiências Primárias (IDP) e doenças alérgicas no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), uma unidade de saúde e de ensino superior da UFRJ. Realiza estudos colaborativos na área de Alergia e de Imunologia clínica, com pesquisadores nacionais e internacionais. É membro do grupo brasileiro de estudos e de trabalho em IDP (BRAGID) desde sua fundação e Membro do Grupo Brasileiro de Estudos em Angioedema Hereditário (GEBRAEH) desde 2018. Participa, desde 2007, de comissões de sociedades médicas nacionais (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, nacional e regional do Rio de Janeiro; Sociedade Brasileira de Pediatria e SOPERJ) que objetivam incrementar e aprimorar o diagnóstico e tratamento das IDP e das doenças alérgicas. É membro de sociedades internacionais relacionadas à Alergia e Imunologia Clínica (LASID, CIS, ESID, EAACI). Atual "head" do Education Committee do LASID. Atual Diretora Científica Adjunta da ASBAI Nacional.

Rubens Wajnsztejn - Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo. Residência médica em Neurologia Infantil na Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo.Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Professor Assistente da Disciplina de Neurologia da Faculdade de Medicina do ABC.Coordenador do Programa de residência Médica em Neurologia Infantil da Faculdade de Medicina do ABC. Orientador permanente do programa de pós-graduação da FMABC. Membro da Comissão de Assuntos Governamentais da SBNI - Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil.

Simone Ferreira - Psicóloga, Especialista em Psicologia Educacional e Clínica. Especialista em Transtornos do Desenvolvimento. Diagnóstico diferencial e Intervenção Precoce no Autismo. Coordenadora e docente dos Cursos de Pós Graduação em Psicopedagogia; de Transtornos Mentais do Desenvolvimento Infanto-Juvenil; e de Transtorno do Espectro Autista, no AVM – Candido Mendes. Diretora e Psicóloga no SI FERREIRA – Centro de Atendimento Especializado em Psicoeducação.

Gilca Soares Gonzaga - Neurologia Infantil, Neuropediatra no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer Neuropediatra do Hospital Municipal Jesus (SMS Rio de Janeiro); Professora da Faculdade de Medicina Souza Marques.

Gustavo Siquara - Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFBA. Especialização em Neuropsicologia, Saúde Mental e em Estatística Aplicada. Professor Assistente na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Universidade Católica de Salvador. Estuda e faz pesquisa nas áreas de Neurociências, Neuropsicologia, Terapia Cognitivo-Comportamental, Avaliação Psicológica e Autismo. Tem estudado sobre funcionamento cognitivo relacionado a Memória e Funções Executivas, Viés Cognitivo e Desordens Emocionais. É coordenador do Laboratório de Pesquisa em Neurociência, Emoção, Cognição e Comportamento (NECC) e do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa com Autismo (LABIRINTO). Tem atuado junto ao Centro de Neurociências da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública nos Ambulatórios de Saúde Mental e Epilepsia com atendimentos e pesquisas.

Tiago Florêncio - Psicólogo pela Universidade de Taubaté – SP (2009), com Formação em Clínica Analítico Comportamental Infantil pelo Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento (2014). É Mestrando Profissional em Análise do Comportamento Aplicada pela mesma instituição, sob orientação do professor Dr. Saulo Velasco. Foi professor de Análise Experimental do Comportamento na Faculdade Anhanguera. Foi terapeuta e supervisor no Grupo ARPA de Intervenção ABA para pessoas com TEA e outros distúrbios de desenvolvimento. Foi pesquisador colaborador do Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento. Tem experiência em Acompanhamento Terapêutico e em Clínica Analítico Comportamental. Atualmente é auxiliar de docência no curso de especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA no Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento, atua como supervisor e terapeuta ABA em casos de desenvolvimento atípico. CRP 06/99446

Anna Carolina Miguel - Fonoaudióloga formada pela UFRJ desde 2006, Mestranda em Diversidade e Inclusão - UFF; Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto Juvenil (Santa Casa de Misericórdia RJ), Especialista em Neurociências Aplicadas a Aprendizagem (IPUB/UFRJ), atua na área da Linguagem (clínica) e da Fonoaudiologia Educacional (consultoria). Volta seus estudos para interface entre Neurociências e a Fonoaudiologia, a fim de maiores aprofundamentos no entendimento dos Transtornos da Aprendizagem e do Desenvolvimento em prol de intervenções inclusivas mais eficazes. Realiza atividades multidisciplinares de pesquisa, ensino e divulgação científica em Neurociências.

Fernanda Calixto - Pós doutoranda em Psicologia pela UFSCAR e Centro Paradigma de Ciências do Comportamento, sob a supervisão da Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis e Dr. Roberto Banaco com financiamento FAPESP. Doutora em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desenvolve atividades de pesquisa e docência. Desenvolve pesquisas, intervenções e supervisiona atendimentos relacionados aos seguintes temas: autocontrole, impulsividade, gaming e internet addiction, agressividade, compulsão, abuso de substâncias, tomada de decisão e transtornos da personalidade. 

Ana Carolina Steinkopf - Fundadora e Diretora do Instituto Steinkopf para pesquisa, desenvolvimento, produção artísticas e integração de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Graduado em Musicoterapia na Universidade Federal de Goiania em 2012 Seus interesses de pesquisa estão no impacto da musicoterapia em distúrbios neurológicos como Autismo. Como musicoterapeuta, ela trabalha com crianças e adultos com autismo desde 2013, projetando e implementando um programa para a introdução de música na vida de pessoas autistas através do Musical Uma Sinfonia Diferente, um programa que trabalha a música com as pessoas com autismo. Ana Carolina trabalhou para a Clínica Rehab (Brasília). Ela estudou violino na Escola de Música de Brasília desde 2004 e atua regularmente com diferentes conjuntos de música. Participou e realizou apresentações orais em diversas conferências nacionais e internacionais de musicoterapia, educação musical e conferências sobre autismo. Implantou o projeto Uma Sinfonia Diferente em Fortaleza (CE) e Timóteo (MG). 

Caio Sousa - Advogado com sete anos de experiência, formado pela Universidade Candido Mendes – Centro, inscrito na Ordem dos advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro e pós-graduado pela Universidade Candido Mendes em Direito Desportivo.

Michele Joia - Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Educadora Especial, Especialista em  Autismo, Qualificada em ABA (Análise do Comportamento Aplicada).  Professora e Orientadora de Pós-Graduação na áreas de educação inclusiva; Palestrante na Área de Saúde e Educação; Supervisora de estágios em Psicopedagogia; Atua em consultório com crianças com dificuldades especiais desde o ano de 2010; Autora do Livro: Inclusão com a inclusão de crianças em escola particular; Gestora da Criar Recriar – Prevenção e Promoção de Saúde na Educação.

Tiago Abreu - Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), foi diagnosticado com Síndrome de Asperger em 2015 e criou, em 2018, o Introvertendo, um podcast gerenciado por 8 autistas e o primeiro de sua categoria no país.

William Chimura - Programador, Tecnólogo pela ULBRA, Mestrando em Informática para Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Diagnosticado com Síndrome de Asperger. 

O tema da pesquisa é investigar como a tecnologia pode ajudar profissionais que lidam com crianças com TEA em salas de recursos.

Ana Paula Chacur - Gestora da Chacur & Chacur educação e diversidade, articuladora de políticas públicas a partir de suas vivências, membro do GTT (grupo técnico de trabalho) da prefeitura de Santos para implantação da CEAS (clinica escola para autistas de Santos), Ativista da Causa TEA desde 2012, residente de Santos desde 2014, Colaboradora do Grupo Acolhe Autismo Santos e TEApoio SP, mãe de Helena, 9 e Tom, 7 ambos no TEA. Formada em Edificações, Design e Paisagismo, cursado 4 anos e meio de Arquitetura e Urbanismo, hoje uma estudiosa sobre TEA em uma jornada que já duram 8 anos.

Thiago de Araújo - Psicopedagogo;  Aprofundamento em Psicopedagogia e Neurociências pelo Alumni INEPPSIN - Nadia Bossa; Intervenção Psicopedagógica com Enfoque Neuropsicológico e Oficina de Jogos - Simaia Sampaio; Certificado em Autismo pela Extensão da PUC-Rio; Brinquedista formado pelo HUPE/UERJ; Mediador Escolar pela Associação de Apoio à Pessoa Autista (AAPA) e Movimento Uniforme; Formado em Artes Cênicas pela FAETEC; Arte Educador; Pós Graduando em Neurociência Pedagógica; Sócio Diretor da Creative Ideias; Coordenador da Brinquedoteca da RecriAsce.